A Hora do Planeta

Por: Giuliano Sales

Com certeza nesta segunda-feira um de seus colegas o questionou:"E ai, apagou as luzes ontem?" , caso você não estivesse informado sua resposta dificilmente entraria no mérito da HORA DO PLANETA, pois bem no domingo dia 28*, das 20:30 às 21:30, os brasileiros foram convidados a apagarem suas luzes, mas não fomos somentes nós.
Surgido em 2007 a campanha tem ganho a cada ano novos adeptos, o Brasil participou oficialmente pela primeira vez este ano apoiado pela ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza). No primeiro ano, a campanha focalizou-se nas ruas de Sidney, que apagou durante 1 hora, de lá para cá, 88 países aderiram ao projeto.
Sua finalidade é conscientizar os líderes que se reunirão na Conferência sobre Mudança Climática em Copenhague, no mês de dezembro, a importância de firmar uma redução "definitiva" da emissão de gases que provocam o efeito estufa.
O “apagão” de uma hora é também uma maneira de mobilizar a sociedade mundial aos problemas relacionados ao meio-ambiente, uma hora realmente é pouco para refletirmos sobre algo tão alarmante e sério, mas na realidade, quantos de nós paramos por no mínimo 10 minutos para pensar no assunto? Observar essa grande corrente mundial mostra que existem seres humanos capazes de desligar-se do seus computadores, televisores, radio e suas mordomias por uma questão maior.
A campanha iniciou na ilha Chatham, na Nova Zelândia, às 20h30 locais de sexta-feira (3h30 de sábado pelo horário de Brasília) e chegou no Brasil com 17 horas completadas. Japão e Arábia Saudita foram os único países participantes do G20 a não pronunciar-se oficialmente sobre a campanha, o que é algo lamentável, afinal de contas num mundo vivendo uma crise mundial ainda existem países que não se preocupam com questões ambientais, será que o ser humano só aprenderá quando as consequências forem inevitáveis? Aderir a campanha HORA DO PLANETA não causaria altos custos nem aumento da criminalidade, pelo contrário engrandeceria a onda global e mostraria-nos como nossas mordomias são “patrocinadas” pela mata destruída, pelo planeta cada vez mais aquecido, pelos bichos mortos e outras destruições ambientais.
Calma, caso você seja uma pessoa preocupada com o meio em que vive e não aderiu à esta campanha, tudo bem. Ano que vem haverá uma nova, e no outro ano, e no outro, e no outro, até que a conscientização de poucos seja universal, evitando efeitos irreversíveis. Assim como o neoliberalismo vê o seu fim, pode estar surgindo, nas novas gerações, as verdadeiras concepções do crescimento sustentável, fazendo com que a relação homem x meio-ambiente possa equiparar-se.


Saiba mais acessando:http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/

*errata

 

8 Na Lata!:

Nat!!!¨¨>"É preciso viver,não apenas existir"¨¨!!! disse...

Bom primeiramente gostaria de dar os Parabéns para quem postou isto!!!
E dizer q seria muito importante se tds os brasileiros colaborassem com está HORA DO PLANETA...O q é uma hora no escuro no ano pra quem está perdendo um de seus maiores bem que é o AR!!!
Não é nada ...Oq pode custar pra gente agora .Quando num futuro poderá ser caro para aqueles q ficarem!!!
Vamos cuidar do que é nosso!!!

Anônimo disse...

é preciso mais q uma hora!

Unknown disse...

Gostei da iniciativa do blog.
Giiiu! Arrasou na coluna, também acho que a conscientização da população é fundamental na luta em favor do meio ambiente.
Que venham mais horas do planeta.

Anônimo disse...

Acho que a Hora do Planeta, foi no dia 28 e não no 29. Estou enganado?

Jornalismo UFV disse...

Então, o anônimo acima está corretíssimo, a HORA DO PLANETA ocorreu no dia 28 e não no dia 29, arrumarei o post...e muito obrigado seja lá quem você for

Marlene disse...

Sendo dia 28 ou 29 o que importante
é que tenhamos consiencia deste ato,que nao é so para hoje mas para sempre,se a população do mundo, começasse a se preocupar nao só em pagar as luzes, mas separar lixo,economizar agua,e usar mais os recursos naturais que temos para sobreviver com certeza teremos um futuro melhor.Enquanto ouver pessoas preocupado com guerra , dinheiro, poder, teremos que apagar muitas luzes....
Marlene- SJCampos-SP

Gao disse...

Nunca vi tanto cliché na minha vida...

~cliche por cliché:
Apaguem a luz acenda seu celular...

edunascjr disse...

Prefiro acender um isqueiro!


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.