Sociedade, cade você?

Por: Giuliano Sales

"Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais", este música foi eternizada na voz marcante de Elis Regina, o lamento da cantora era direto e claro, mesmo estando tão temporalmente próximo às militâncias estudantis contra a ditadura, ponto alto das ideologias no nosso país, Elis percebera que as mudanças não vieram. Atualmente, somos apenas rascunho de uma sociedade sem ideologia e sem sonhos.
Por sua vez, se Cazuza vivesse hoje clamaria por HIPOCRISIA e não por uma IDEOLOGIA, visto que a primeira é a única fonte de nossas vidas atuais. Caímos em um precipicio, popularmente conhecido como rotina, assim nossos valores ficaram intristicamente associados à nossa condição social e financeira. Como diria Marx e Engels no livro "A Ideologia Alemã": "O que os indivíduos são, portanto, depende das condições materiais de sua produção".
Seguimos a cartilha criada por uma elite manipuladora que possue conceitos superficiais. Você nega? Então diga-me o que pensa sobre a pena de morte ou a diminuição da idade penal. Você pode responder uma coisa agora, mas se por um acaso sua família esteja envolvida nessa situação, qual seria sua postura? Assim como deseja a elite "defensora das morais e do bom costume", poucas pessoas possuem uma clara posição diante de temas tão polêmicos.
O senso crítico é inexistente, é muito mais fácil comprarmos por um preço menor do que dez reais um conceito já formado, escrito didaticamente e convicente, assim podemos apoiá-lo e escondemo-nos atras desta sábia edição. Alguns conseguem tais posicionamentos de forma gratuita, acessando a internet ou até mesmo assistindo alguns dos telejornais brasileiros.
Com isso atendemos as nossas necessidades, afinal não queremos parecer ignorantes perante os amigos, conhecidos e estranhos, temos passar a imagem idealizada de um rapaz ou moça bem instruído e antenado. Todavia, caso analisemos nossas vidas, parecemos muito mais com aquilo que não queremos ser, do que o contrário.
Vocês, leitores, nunca se questionaram de quantas "Eloás" ou "Isabelas" existem no nosso país. Obviamente que nenhuma mais, a mídia não anunciou e meu noticiário nunca esconderia algo tão importante de mim, afinal sua abrangência é a mesma, tanto para os ricos, como para os pobres.
Eis ai a nossa amada HIPOCRISIA.
Quando um menor é usado em roubos, mortes, assassinatos ou qualquer outro crime, os jornais estampam em suas capas a necessidade de reduzir a idade penal, para que estas crianças aprendam na prisão como se devem comportar. Agora, realmente esta é a solução para este problema? A falta de estrutura familiar ou educacional no Brasil não são outros aspectos que influenciam no desvio da vida destes menores? Não, a Educação no Brasil é ideal, melhor do que muitos outros países, ou talvez no futuro mude, somos o país do futuro e não do presente.
É muito simple e fácil apontarmos o dedo para aqueles que pedem esmolas e chamá-los preguiçosos, o mundo é igual para todos, as mesmas condições que eu tenho para tornar-me incrivelmente rico estes pobres também possuiam, "bastava acreditar e perseguir os seus sonhos". BALELA, uma pessoa que mora na favela nunca estará em iguais condições que os moradores de MOEMA, JARDINS, LEBLON, entre outros bairros de "bacanas".
Hoje em dia, nossas ações são condicionais com a estrutura da "causa e consequência", "o que eu ganho se fizer isto". Daí vem a dificuldade de conquistar verdadeiros amigos, conhecer realmente uma pessoa nos tempos modernos é uma batalha que travamos todos os dias, nem sempre conseguimos agradar a todos, mas aquele que tenta sempre agradar também é irritante e acaba deixado de lado.
A nossa sociedade é de vidro, vivemos em um mundo onde o ter prevalece sobre o ser, você não pode ser honesto ou bom, sempre haverão aqueles que "te comeram vivo". Seu sexo estabelece sua colocação em um emprego e o seu salário , mesmo que os empresários afirmem que isto não é verdade. Nada é verdade, todos escondem algo, contam mentiras e fingem serem aquilo que não são. E com tanto vazio na mente, a manipulação é facilitada e nossos pensamentos são todos condicionados a serem iguais, aqueles que discordarem, bem, estes nos damos um jeito de marginalizá-los.


Letra da Música


Letra da Música

 

2 Na Lata!:

Anônimo disse...

Pobre Marx... E pobre português... Assassinado covardemente várias vezes! Viva o Brasil!

Anônimo disse...

"E com tanto vazio na mente, a manipulação é facilitada e nossos pensamentos são todos condicionados a serem iguais, aqueles que discordarem, bem, estes nos damos um jeito de marginalizá-los."

Perfeita colocação! Manipulação da massinha de manobra vermelha! Uni-vos!


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.