Já não é tão grande assim

Por: Juliana Corrêa

Uma das mais conhecidas supergigantes vermelhas, a estrela Betelgeuse, da constelação de Órion, está diminuindo misteriosamente.

Após um longo monitoramento feito com ajuda de um interferômetro (aparelho utilizado para efetuar distâncias aproveitando a interferência de ondas eletromagnéticas) de infravermelho instalado no topo do monte Wilson, na Califórnia, concluiu-se que a imponente estrela, de diâmetro 900 vezes o do Sol, e brilho 1500 vezes superior ao do mesmo, reduziu 15% do seu tamanho em 15 anos. Em outras palavras, Betelgeuse media aproximadamente cinco unidades astronômicas, ou seja, cinco vezes o raio da Terra. Com a redução do seu tamanho, a estrela perdeu cerca da distância da órbita de Vênus.

Segundo Edward Wishnow, um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta, "Não sabemos por que a estrela está encolhendo. Considerando tudo o que sabemos sobre galáxias e o Universo distante, há ainda muitas coisas sobre as estrelas que simplesmente não conhecemos. Uma delas é o que acontece quando as gigantes vermelhas se aproximam do fim de suas vidas".

Mas uma coisa curiosa é que, apesar da diminuição do tamanho da estrela, o seu brilho aparente (magnitude) continua o mesmo. Uma sorte para nós, terráqueos, que poderemos desfrutar da visão de Betelgeuse à noite sem maiores problemas. Para localizar Betelgeuse no céu, basta procurar nas extremidades de Órion (constelação onde se encontram as “três Marias”) uma estrela muito brilhante e avermelhada.

 

2 Na Lata!:

Anônimo disse...

nossa, adorei saber que nossas estrelas alem de embelezar nosso ceu, deixam nossas noites mais iluminadas. parabens a garota que o escreveu. alem de claro o texto é bem informativo. gosto muito desse assunto. soraya

renata disse...

legal esse lance de estrelas. que pena essa estar diminuindo....a julina sabe das coisas que nos interessam. quero ter sempre essas novidades no site renata


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.