Por: Bruna Barbosa
Na semana passada diversos veículos de comunicação noticiaram a reeleição do primeiro-ministro indiano Manmohan Singh, de 76 anos, sendo que o Partido do Congresso a qual ele pertence obteve tambem ampla vitória neste eleição.
Singh, antes de se tornar ministro pela primeira vez, havia sido ministro das finanças (nos anos 90), contribuindo para a liberalização da economia indiana e para um salto de crescimento do país. Atualmente, após ser eleito pela 2ª vez, o primeiro-ministro pretende cuidar da recuperação da economia, que apesar de ter sido uma das menos afetadas pela crise, teve o seu crescimento abaixo em aproximadamente 3%.
Apesar da vitória, Singh já precisa tomar importantes decisões. Ele precisará dosar o tanto de prioridade que dará às privatizações e as leis trabalhistas, pois não deve apenas ajudar a recuperar a economia, mas sobretudo as questões sociais devem receber uma atenção especial, devido ao fato de terem sido importantes para a eleição da legenda do primeiro-ministro.
É importante observar também que assim como algumas potências mundiais EUA, por exemplo, a Índia também possui uma éspecie de "tensão" com um outro país, no caso o Paquistão. As relações entre esses países andam meio extremecidas, depois que no ano passado, ataques terroristas à capital financeira indiana (Mumbai) foram atribuídos a paquistaneses. Resta saber, agora, se Manmohan Singh saberá conduzir, pela 2ª vez, a maior democracia mundial, pois penso que mesmo estando focado na economia, ele precisa fazer valer as propostas de campanha que dão ênfase a programas sociais. Observo em alguns noticiários que: por trás de sua linda cultura, este país possui uma boa parte da população vivendo em condições precárias, nos subúrbios , precisando urgentemente de amparo que, agora, cabe a Singh auxiliar.
This entry was posted on 15:31 and is filed under Política e Economia . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
1 Na Lata!:
"por trás de sua linda cultura, este país possui uma boa parte da população vivendo em condições precárias"
Interessante é que a televisão mostra como a Índia é perfeita, sem se preocupar em retratar a realidade. No Brasil em especial, existe essa tendência de valorizar o extrangeiro. Recheando de superficialidade as noticias, reportagens e até novelas.
Postar um comentário