Um mistério de mais de 2000 anos

Por: Juliana Corrêa

Arqueólogos estão a um passo de desvendar um dos maiores mistérios da humanidade: o túmulo da rainha do Egito Cleópatra.
O templo de Abusir, situado a cerca de 50 quilômetros de Alexandria, onde possivelmente está enterrado os corpos de Cleópatra e de seu amante, Marco Antônio, está sendo estudado por uma equipe de arqueólogo liderada por Zahi Hawass, diretor do Conselho Superior de Antiguidades do Egito, que diz estar convicto de tal hipótese. E realmente, as evidências de que o túmulo pertença à rainha são muitas: moedas cunhadas com a efígie de Cleópatra e de Alexandre, o Grande, corpos de sacerdotes em posição fetal, típico dos que cometiam suicídio após enterrar seus amos, vinte e duas peças de bronze com o perfil da rainha, além de vinte e sete túmulos e múmias de dez nobres encontradas na região. A descoberta do templo de Abusir, na colina de Taposíris se deu graças a satélites e radares, que comprovou a existência de um emaranhado de túneis e passagens secretas, interligando uma tumba a outra.
Cleópatra, ao contrário do que muitos pensam, era de origem grega, e reinou no Egito por 21 anos, a maior parte do tempo sozinha, como nenhum homem jamais reinou. Teve quatro filhos, um deles com Júlio César, três com Marco Antônio. Cleópatra morreu aos 39 anos, após seu amante Marco Antônio ter se matado. A rainha não podia se matar, já que a vida de seus filhos estava ameaçada caso ela o fizesse. Por isso, pede que lhe enviem uma víbora escondida, e se deixa picar. Se realmente for comprovado que o túmulo pertence à rainha do antigo Egito, Cleópatra, acabará o mistério de mais de dois mil anos, sobre sua beleza, como viveu e morreu, com quais tesouros foi enterrada. Mas, mesmo que Cleópatra não esteja enterrada lá, não se deve desprezar a descoberta arqueológica que estiver no local.

 

3 Na Lata!:

soraya disse...

puxa, que assunto legal. gostei muito por ser uma pessoa que se interessa por historia e por detalhes tão preciosos da vida e morte de cleopatra.
achei o texto muito bem redigido e vou ficar de olho nas proximas informações sobre o assunto.
parabens

Luan disse...

Muito legal a matéria Ju.. adoro história antiga e é sempre bom saber das novidades encontradas daquele tempo.

Renatinha disse...

Nossa q interessante... a pessoa culta aki nunca tinha ouvido falar...
ainda bem q temos pessoas como vc pra nos informar né....
Agora sobre o texto ficou mto bem explicado e compacto...
amei...


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.