Por: Eduardo Lopes
Talvez possa parecer estranho que um time que acabou de subir da segunda divisão se torne campeão estadual. Mas se analisarmos o recente histórico de clubes grandes rebaixados no campeonato brasileiro vamos perceber que a conquista do Corinthians já era esperada.
Em 2008 o Coritiba, depois de retornar à elite no ano anterior, conquistou o título paranaense em cima do rival Atlético em plena Arena da Baixada, fato que resultou em uma atitude vergonhosa da diretoria do clube rubro-negro que impediu o campeão de receber a taça e dar a volta olímpica. No Campeonato Mineiro de 2007 o Atlético, ao contrário das duas últimas edições, goleou o Cruzeiro na primeira partida da decisão praticamente assegurando o troféu com uma semana de antecedência. No ano anterior o Galo voltou à primeira divisão depois de bela campanha na segundona, sendo empurrado pela torcida. Também em 2006 o Grêmio sagrou-se campeão gaúcho no estádio Beira-Rio contra o Internacional, que contava com um elenco superior e viria a se tornar campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Mundial. Em 2005 o tricolor gaúcho foi o vencedor da série B depois de um jogo épico que ficou conhecido como “Batalha dos Aflitos”.
A explicação talvez seja o fato de que todos os treinadores foram mantidos no cargo de um ano para o outro. Além disso, os elencos destes clubes não sofreram muitas alterações como a venda ou contração de um grande número de jogadores.
Desse Campeonato Paulista o que fica de mais importante é a volta de Ronaldo aos gramados. Depois de mais uma contusão gravíssima o fenômeno se recuperou mais uma vez e mostrou que ainda pode trazer muitas alegrias, não só aos torcedores corinthianos mas a todos os brasileiros. O jogador deixa a esperança de estar em forma daqui a pouco mais de um ano, vestindo a camisa 9 da amarelinha e trazendo mais um titulo mundial para o Brasil.
Outros campeões estaduais em 2009:
Campeonato Baiano: Vitória
Campeonato Brasiliense: Brasiliense
Campeonato Carioca: Flamengo
Campeonato Catarinense: Avaí
Campeonato Cearense: Fortaleza
Campeonato Gaúcho: Internacional
Campeonato Goiano: Goiás
Campeonato Mineiro: Cruzeiro
Campeonato Paraibano: Sousa
Campeonato Paranaense: Atlético
Campeonato Pernambucano: Sport
Campeonato Potiguar: Assu
This entry was posted on 18:11 and is filed under Esporte . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
1 Na Lata!:
Ótima observação Eduardo
Realmente o título de estadual ganha maior ar de importância para estes times que sobem da segunda divisão no nacional...
Seguinto este preceito seria ousado dizer que ano que vem Vasco da Gama será campeão carioca?
Sei não....
Postar um comentário