Monotomia Corruptiva

Por: Bianca Damas Pereira

O sistema de corrupção na política está sempre clamuflado e quando vem à tona ,há o protesto da sociedade e só assim alguém aparece e tenta esclarcer e resolver o caso.
É o que ocorreu no caso do uso do dinheiro público pelos parlamentares para viagens com familiares e amigos. Depois de várias matérias no site Congresso em Foco,o presidente da Câmera,Michel Temer,resolveu anunciar mudanças nas regras de cotas de passagens aéreas de cada deputado federal e afirmou que essas medidas só foram formuladas por causa da “pressões legítimas” da sociedade.
Deputados líderes de partidos e o próprio Temer confessou ter usado a cota de passagens aèreas para viajar ao exterior,quase sempre com familiares e com tudo pago. Em dois anos foram 82 viagens ao exterior.
Além desses abusos do dinheiro público, ainda na Câmara houve o envolvimento com quadrilha ,em que o passageiro compra o bilhete em uma agência de turismo,a qual pede ao gabinete do deputado a emissão da passagem no nome do comprador.A Câmara paga a companhia e o dinheiro recebido pela agência é dividido.
Segundo as medidas do presidente da Câmara, as passagens serão limitadas aos parlamentares, não serão permitidas viagens ao exterior,os acessores só poderão usar as passagens se autorizado pela terceira secertaria da Casa,a cota mensal não será acululada para o outro mês e sim enviada à Câmara e todos os gastos serão divulgados na internet.
Até aqui parece que as medidas irão funcionar,mas como sempre, para garantir seus benefícios,há as excessões , concessões e tudo o mais. Odair Cunha, terceiro secretário da Câmara ,disse que a restrição a passagens para o exterior não é absoluta.A partir daí se começa a ver como o fim dessa discussão não vai conseguir acabar com o prolema de verdade.
E assim acontece:surge a onda de corrupção ,o povo quer esclarecimento,se constroem soluções,que quase sempre só organiza o sistema e entretanto o mantém.Quiçá seja uma visão pessimista,mas devemos acretitar mais na realidade dos fatos.

 

30 Na Lata!:

Camilo disse...

Engraçado... acho q vi o msmo texto no JN. Mas menos enfadonhamente apresentado.

Bianca Damas disse...

Eu não fiz o texto com base no jornal nacional.Para escrevê-lo me apropiei de outras fontes de estudo ,inclusive de perspectivas históricas.Se considermos como uma crítica benéfica:eu escrevo a nível do telejornal da globo.Obrigada.

Camilo disse...

"Sonho meu..."
Maçante! Cheio de erros. Não só os de gramática mas tbm os de sentido.

Bianca Damas disse...

Os erros acontecem até em telejornais de grande nome...
Se ele é tão maçante por que o leu até o final?
E se realmente não o tiver lido,por ser maçante,qual o crédito que você tem pra criticar meu texto,já que não o conhece?
Procure ser menos contraditório...
Espero, sinceremente,que goste dos meus futuros textos,tentarei deixá-lo menos parecido com os textos das notícias vinculadas no Jornal Nacional.

Camilo disse...

não tem nenhuma contradição no q disse. É maçante, mas li até o final pelo simples fato de q não gosto de deixar leituras pela metade. Mesmo sendo chatas e nada acrescentadoras como o seu texto.
Tente mesmo, ter um pouco de personalidade o q escreve. Não vai te fazer nenhum mal.

Carvalho, Talles disse...

!viva a liberdade de expressão!

Anônimo disse...

calma gente....
somos APENAS calouros de jornalismo...
sem perfeição e objetivo profissional ok!!!!
ja passou da conta essas críticas....

Thiago Soares disse...

Deixa os meninos se divertirrem com essa briguinha maláca rapá!
Tá parecendo o programa da Márcia.
Tá mó legal!

Bianca Damas disse...

Sinto muito pela repercussão crítica gerada pelo texto ,mas como sabemos nunca se poderá agradar à todos
Sinto pelo fato de fazer o nosso amigo ter lido meu texto massante,sugiro que ele não leia os próximos ou que os veja sobre uma análise de crítica construtiva e que tenha argumentos suficientes para sustentá-la,levando em consideração de não sermos(escritores desse blog)jornalistas formados.

Giuliano disse...

Acho q a crítica sempre é bem vinda desde q seja construtiva, esta critica em algum momento (se é que houve) perdeu este sentido, tornou-se apenas um comentário contrário ao texto, algo ofensivo.
Deve-se sim continuar as críticas aos nossos textos, não somos formados ainda, de fato, mas um dia o seremos e criticas assim sempre virão.
É a vida, não podemos agradar a todos, mas sugiro q haja mais comentário baseado em algo q o escritor possa mudar e não apenas uma frase avulsa como : "Vi algo parecido em tal jornal"
Mesmo porque se a Bianca conseguiu transcrever na integra uma matéria de um jornal, sua memória está excelente!

Thiago Soares disse...

eu, ainda tava achando divertido esse quebra pau!

Marco Túlio disse...

nao vejo essas criticas apenas sendo destrutivas...
o texto tem inúmeros erros,isso é fato. Mesmo sabendo que não somos formados, estamos em uma faculdade pública cursando Jornalismo e isso, querendo ou não, nos exige o mínimo de conhecimento ortográfico. O problema é que a autora do texto (nada pessoal) não levou as críticas a sério, dando uma entonação que não era devida... Foi difícil sim ler o texto até o fim mas espero,do fundo do coração,que isso tenha ocorrido apenas no primeiro texto.
Todos precisamos melhorar sim, mas um pouco de humildade na hora de ler críticas não faz mal a ninguém...

Bruno disse...

programa da Márcia...kkkkkk

Camilo disse...

Tem gente que não enxerga os próprios erros. A soberba...

Gao disse...

"Se considermos como uma crítica benéfica:eu escrevo a nível do telejornal da globo.Obrigada"

"Os erros acontecem até em telejornais de grande nome..."


Bianca da proxima vez tente see mais humilde, chega a ser comico uma recem caloura do curso de jornalismo tao convencida e prepotente...

Gao disse...

nao vejo essas criticas apenas sendo destrutivas...
o texto tem inúmeros erros,isso é fato. Mesmo sabendo que não somos formados, estamos em uma faculdade pública cursando Jornalismo e isso, querendo ou não, nos exige o mínimo de conhecimento ortográfico. O problema é que a autora do texto (nada pessoal) não levou as críticas a sério, dando uma entonação que não era devida... Foi difícil sim ler o texto até o fim mas espero,do fundo do coração,que isso tenha ocorrido apenas no primeiro texto.
Todos precisamos melhorar sim, mas um pouco de humildade na hora de ler críticas não faz mal a ninguém...[2]

Acho que o marcoisa foi direto ao ponto... Faco minhas as palavras dele

Jesus Cristo de Nazaré disse...

Filhos de meu pai, por favor não julgueis para não serdes julgados. Pois com o julgamento com que julgas serás julgados, e com a medida com que medis tu serás medidos. E saibam que bem aventurados são os pacificadores, estes, meus irmãos, são os verdadeiros filhos de Deus. Deixo mais umas palavras para vocês, meus nobres seguidores, que não se exaltem pois serão humilhado, humilhem-se que dessa forma serão exaltados.

Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.
Um beijo e a minha paz, para vocês.

Talles disse...

!e viva a liberdade de expressâo!

Anônimo disse...

"...chega a ser comico uma recem caloura do curso de jornalismo tao convencida e prepotente"

O SUJO FALANDO DO MAL LAVADO!!!!

Netinho de Paula disse...

MarCUisa sempre polêmica!

Casos de Família, Márcia e programa do Ratinho juntos! Viva a baderninha!!!

E não se esqueçam de assistir meu programa aos sábados, manos!

Maikon disse...

"Filhos de meu pai, por favor, não julgueis para não serdes julgados. Pois com o julgamento com que julgas serás julgados, e com a medida com que medis tu serás medidos."

Não há melhores dizeres.

Oque eu vejo aqui são apenas
pseudo-professores de português, mas que na verdade não são mais que inclusos digitais do sétimo período pisando em uma caloura apenas para levantar o seu ego sem qualquer intenção de ajudá-la a crescer e mesmo que ainda capaz e bom o suficiente para julgá-la, não deves, pois foi calouro um dia.

Bianca espero melhores repercussões
de seus próximos textos e não deixe de se defender.

Thiago Soares (clandestino) disse...

Não vejo as críticas como sendo de "pseudo-professores de português", não. Se observarem bem, as primeiras duas crítcas foram em relaçõ aos "erros de sentido". E concordo inteiramente. Realmente o texto ficou meio carente de estilo. Faltou um pouco de tempero. Ficou realmente meio insosso. Nem dei idéia pros erros, q na maioria são de digitação e nao de ortografia. Mas pelo menos uma pequena revisão do título seria interessante.

Netinho de Paula disse...

Rarrááááá!
Agora ta virando "Em Nome do Amor"!

Marco Túlio disse...

só não entendo pq essas pessoas que ficam criticando os comentários,fazendo ironias, não assinam o verdadeiro nome...

Gao disse...

Falar em anonimo é uma beleza por a cara pra bater ninguem poe...

Maikon disse...

"Engraçado... acho q vi o msmo texto no JN. Mas menos enfadonhamente apresentado."

"Sarcasmo - by google - designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe."

Lógico nada nada destrutivo!

seria hipocrisia dizer que eu
também não reagiria da mesma forma
a uma critica de baixo nível.
enfim a critica foi destrutiva e creio que o que houve não foi falta de humildade, e sim , de sangue de barata.

Bad manners sempre existiram,mas é só fazer como todos, ignora-los.

Anônimo disse...

"Mesmo sabendo que não somos formados, estamos em uma faculdade pública cursando Jornalismo e isso, querendo ou não, nos exige o mínimo de conhecimento ortográfico."

e para poupar os seus olhos desse fardo criamos o vestibular.

Giuliano disse...

"e para poupar os seus olhos desse fardo criamos o vestibular"

Sinto muito, Sr. ou Sra. ANONIMO,todavia a sociedade quase que inteira concorda que o vestibular é um método de aprovação arcaíca e desleal, nem sempre passam os melhores alunos, não querendo colocar a Bianca entre esses alunos ruins, o que aconteceu aqui foi erro na troca de programação do texto...
Sim, o programa que foi feito texto é diferente do outro e, portanto, ocorrerão erros.
Não é explicação ou defesa, porém a Bianca teve mais coragem que você e isso é honrável, escrever sem colocar o nome é fácil.

"FÁCIL É SER PEDRA DIFÍCIL É SER VIDRAÇA"
E chega de mesquinharias nesta discussão.

Dado Dolabella disse...

C traiu o movimento Blog vééíi....

Maikon disse...

/\

http://www.demotivateus.com/posters/drugs.jpg


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.