Chuuuuupa Argentina!!!

Por:Eduardo Lopes

Bom, hoje eu poderia escrever sobre Fórmula 1, já que neste fim de semana acontecerá o Grande Prêmio da Malásia e ontem o inglês Lewis Hamilton, atual campeão da categoria, foi desclassificado da corrida passada, devolvendo a terceira posição ao italiano Jarno Trulli. Também poderia escrever sobre a seleção brasileira que conseguiu uma boa vitória sobre o Peru, pelo placar de 3x0, apesar de não ter feito uma partida brilhante. No entanto estes assuntos se tornam pequenos diante da humilhante derrota que a Argentina sofreu.
Os bolivianos dominaram o jogo desde o começo abrindo o placar logo aos 11 minutos com Marcelo Moreno e acertando uma bola no travessão pouco tempo depois. Os argentinos acharam um gol em um chute que Lucho González arriscou de longe e o goleiro engoliu um frango. No resto do jogo só deu Bolívia que marcou mais duas vezes ainda no primeiro tempo com Botero, de pênalti, e com Alex da Rosa. Quem achou que a situação mudaria no segundo tempo se enganou. Aos gritos de “olé” da torcida local a seleção boliviana marcou o quarto gol, novamente com Botero. Para piorar a situação dos hermanos o jovem Di Maria, que havia acabado de entrar, foi expulso depois de acertar um chute no adversário. Dando um verdadeiro chocolate o time da casa colocou a seleção argentina na roda e anotou o quinto com Botero, o artilheiro do dia com três gols. No final da partida o goleiro argentino ainda falhou aceitando um chute fraco da intermediária de Torrico. Isso mesmo, Bolívia 6x1 Argentina. Este resultado iguala a pior derrota já sofrida pela seleção alviceleste, ocorrido na Copa do Mundo de 1958 para a Tchecoslováquia.
Vale lembrar que no ano passado o Brasil emitiu um protesto que pedia a proibição de partidas oficiais acima de 2700 metros de altitude. Na ocasião o hoje técnico da Argentina, Diego Maradona, foi garoto propaganda da Bolívia, dizendo que altitudes como a de La Paz, cidade onde foi realizada a partida e que se encontra a 3500 metros acima do nível do mar, não atrapalha o desempenho dos jogadores de futebol.
Com isso eu descobri que ver a Argentina perder é bom. Se for de goleada é ótimo. Mas calar a boca do Maradona é sem comparação.

FICHA TÉCNICA:

BOLÍVIA 6 X 1 ARGENTINA
Estádio: Hernando Siles, La Paz (BOL)Data/hora: 1º/4/2009 - 16h30 (de Brasília)Árbitro: Martín Vázquez (URU)Auxiliares: Pablo Fandiño (URU) e Mauricio Espinoza (URU)
Cartões amarelos: Leonel Reyes, Alex da Rosa, Torrico, Ribeiro (BOL); Papa (ARG).
Cartões vermelhos: Di María, 18'/2ºT (ARG).
GOLS: Marcelo Moreno, 11'/1ºT (1-0); Lucho González, 24'/1ºT (1-1); Botero, 33'/1ºT (2-1); Alex da Rosa, 44'/1ºT (3-1); Botero, 9'/2ºT (4-1); Botero, 20'/2ºT (5-1); Torrico, 41'/2ºT (6-1).

BOLÍVIA: Arias, Ribeiro, Peña, Rivero e Abdón Reyes (Ignácio García, 8'/2ºT); Ronald García (Flores, 33'/2ºT), Leonel Reyes, Torrico e Alex da Rosa (Saucedo, 24'/2ºT); Marcelo Moreno e Botero. Técnico: Erwin Sánchez.

ARGENTINA: Carrizo, Zanetti, Demichelis, Heinze e Papa; Lucho González (Angeleri, 24'/2ºT), Mascherano, Gago e Maxi Rodríguez (Di María, 11'/2ºT); Messi e Tevez (Montenegro, 31'/2ºT). Técnico: Diego Maradona.


Outros Resultados:
Venezuela 2x0 Colômbia
Equador 1x1 Paraguai
Chile 0x0 Uruguai
Brasil 3x0 Peru

Classificação e Próximos jogos:

Equipe Pontos
Paraguai 24
Brasil 21
Chile 20
Argentina 19
Uruguai 17
Equador 14
Colômbia 14
Venezuela 13
Bolívia 12
Peru 07
Sábado, 06 de junho
Paraguai x Chile
Peru x Equador
Bolívia x Venezuela
Uruguai x Brasil
Argentina x Colômbia

 

4 Na Lata!:

Unknown disse...

O texto de Eduardo Lopes muito bem redigido, demostrando razão e paixão, requisitos fundamentais para um bom jornalista! Razão porque descreve de forma coerente, retratando a fato de forma brilhante. Paixão porque noticia um assunto da paixão de todos os brasileiros, o futebol, especialmente quando se trata de dos nossos hermanos! Até porque, tão bom quanto ver o Brasil ganhar é ver a Argentina perder, espcialmente de goledada! Valeu Eduardo, mandou Muito.

Virgílio Amaral disse...

O fator altitude é desumano e não pode ser desconsiderado, no entanto também maqueia alguns problema da seleção de Maradona. Existe uma auto dependência do fator criativo do meio campo formado por Maxi e Messi, a defesa frágil evidencia que, quando atacada, a equipe argentina passa por sérios problemas, Dieguito vai ter muito trabalho para equilibrar o time nesse sentido.

Laio Brandão disse...

Nô vejo tanta graça em ver a Agertina perder, é legal e tal, mas de qualquer forma simpatizo simpatizo com o time.Muito pelo contrário, dos "nossos" brasileiros,a Argentina foi nos últimos anos um exemplo para nós, tupiniquins, em relação ao futebol; jogando com garra, disposição e amor a camisa, independente de catimba( e a catimba faz parte, por que, não?)e assumindo a fronte tanto na vitória como na derrota. Episódios isolados não são suficientes para velar a importância dos caras, como ocorreu recentemente; o embróglio entre Riquelme e Maradona, os dois de fato são estúpidos e egocêntricos, mas há de se consentir que dois, enquanto jogadores e argentinos honraram seus compromissos. Sinto-me muito mais satisfeito vendo os caras suando a camisa até em amistoso enquanto nossos compatriotas, regidos por um anão,se apresentam em uma escalação questionável e batem cabeça em cabeça, redimindo-se, depois, com entrevistas burocráticas,de qualquer apresentação medíocre. O interessante,na minha humilde opinião, foi ver Maradona se calar da bobagem que disse, ainda mais em apoio a quem..um índio comunista cocalero.

Chico Bento disse...

lokaraço


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.