Espirro de porco

Por: Giuliano Sales

Bem sei que hoje o tema é ciência e meio ambiente, porém me contive em uma vertente da primeira, a saúde. A gripe suína, ou mexicana como sugere alguns especialistas, está atacando cada vez mais gente. A situação do México é aterrorizante, os números de mortos chegam a três dígitos e as expectativas não são positivas quanto ao término desta, potencial pandemia. Os EUA e Canadá também possuem casos da doença, em menor escala, no Brasil há constatação de 20 suspeitas.
Seguindo o conhecido provérbio “melhor prevenir do que remediar”, a Anvisa está atenta nos viajantes das linhas que envolvem os países da América do Norte. Ainda hoje a noite, esta inspeção foi ampliada para os países do Reino Unido, Espanha e Nova Zelândia. De fato, esta vistoria não tem sido de total eficácia, não que tenhamos risco reais, por enquanto, de total proliferação desta doença, mas como foi reportado nesta manhã as medidas eram mínimas e de pequeno alcance.
Por exemplo, nos aeroportos eram proferidas mensagens para os viajantes sobre a patologia, todavia esta era apenas em português. Os panfletos explicativos sobre o vírus não abrangiam uma grande área, sendo assim, poucas pessoas tinham acesso aos mesmos. Somente as máscaras e outros EPI's (Equipamento de Proteção Individual) eram entregues a todos os viajantes vindos do México, Estados Unidos e Canadá. A Anvisa aconselha também que a viagem para os países atingidos devem ser adiadas ou, preferencialmente, evitadas.
Mesmo diante de tantas proteções, a população brasileira ainda demonstra uma certa preocupação com o surto do novo vírus, porém para contaminar-se com o mesmo é necessário que haja contato com alguém que esteve no México recentemente, ou outras áreas atingidas. Comer a carne de boi não contamina o ser humano, visto este vírus não consegue sobreviver ao fervimento.
Estamos diante de um vírus mutante, o que complica, e muito, na sua prevenção. Vale salientar um estranho fato, no México, idosos e crianças, vacinadas anualmente contra a gripe pelo governo, representam uma pequena parcela de contaminados, sendo a maioria a parte jovem. Será coincidência? Nem mesmo os especialistas sobem precisar de fato.

 

3 Na Lata!:

Ligerinho disse...

Ótimo texto, porém eu acho q você poderia dizer um poquinho mais sobre o aspecto dos mexicanos perante os americanos, será que o preconceito para com os primeiros irão aumentar?

Unknown disse...

Ronaldo!!!

Luan Henriques disse...

Calouro, muito legal o texto
o conteúdo eu achei muito bom, só uma parte ali que deu uma enrolada, mas ainda assim muito bom

e outra coisa muito relevante que pude notar é que você escreveu contaminação da carne de BOI.
Atenção na hora de revisão, hum?

Não, eu não sou chato
só dando um toque mesmo

até pq, como eu disse, muito bom conteúdo.


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.