Fórmula "mexicana"

Por: Rafaela de Mello Santos

A temporada 2009 da Fórmula 1 começou oficialmente dia 29 de março, mas a novela Rubinho Barrichello começou bem mais cedo. Antes do fim da temporada passada, já era dada como certa a aposentadoria forçada de Rubinho, vindo já de dois anos fracassados, em 2007 não marcou um ponto sequer, e em 2008 marcou apenas 11 pontos, o piloto ainda viu sua até então atual equipe fechar. Porém, no inicio desse ano, Barrichello e Ross Brawn, antigo chefe de equipe da Ferrari, anunciaram a formação de uma nova equipe, a Brawn GP, com o brasileiro e Jenson Button como pilotos, e o próprio Brawn como chefe de equipe, não atraiu muitas atenções quando lançada.
Mas na pré-temporada, a nova equipe mostrou que não tinha surgido apenas para cumprir tabela. O piloto brasileiro não só conseguiu os primeiros lugares nos testes, como deixou comendo poeira os queridinhos da Fórmula 1, Hamilton e Massa. Começou então a segunda parte da novela. Intrigados com a rapidez da Brawn passaram então, a investigar o novo carro, e descobriram um diferencial dele: o carro continha um difusor traseiro vazado e em forma de V para a passagem de ar, e quanto maior a passagem de ar, maior a downforce, ou seja o carro fica mais preso ao solo melhorando sua aderência. As equipes que não tiveram essa idéia para seus carros, como Ferrari, BMW, Renault, começaram a reclamar e exigir da FIA, a proibição do uso desse difusor.
Mesmo com tantas polêmicas, a temporada começou, e já na primeira corrida,na Austrália, Barrichello conseguiu um ótimo 2º lugar ,e seu companheiro Button o 1º, despertando ainda mais a ira de seus adversários.Na segunda corrida, na Malásia, mesmo com a forte chuva, Barrichello ficou em 8 e Button sagrou campeão novamente.
Porém, para a próxima corrida, que acontece na China, no dia 19, essa novela parece ter terminado, ou pelo menos tirado umas férias, já que a FIA recusou os protestos feitos pelas equipes e aprovou o uso do equipamento. Agora, os times que não possuem esse modelo de difusor, terão que correr atrás do tempo perdido e reavaliar seus projetos.
Enquanto algumas equipes se descabelam, outras esperneiam e outras tentam correr atrás do prejuízo, Rubinho, Button e a Brawn GP, assistem tudo de camarote, e nas primeiras colocações. Quem sabe esse ano não é o final feliz do brasileiro nos grandes prêmios? Agora é assistir os próximos capítulos, ou melhor, as próximas corridas!

 

1 Na Lata!:

Thiago Soares disse...

Bom! Já tava na hora de escreverem algo sobre o rubinho e a fórmula 1.
Pra quem esperava ver Massa... vai vendo Rubinho. Um grand piloto, ainda não em fim de carreira como andavam dizendo.


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.