G20:Uma luta contra a crise

Por: Thaíssa Vaz

O G20, grupo que reúne os principais países ricos e emergentes do globo, realizou nessa última quinta-feira, 02 de abril, em Londres, uma reunião com o intuito de firmar um acordo global para que haja estímulos para a economia mundial, que está passando por seu pior momento desde a crise de 1930.
Ficou decidido que serão destinados mais de US$ 1 trilhão de dólares para combater os efeitos da crise. Grande parte do dinheiro ficará sob o controle do FMI (Fundo Monetário Internacional) e terá de ser paga com juros posteriormente.
Como sempre, os que mais precisam serão os menos favorecidos pela ajuda. Apenas US$ 50 bilhões de dólares serão encaminhados aos países pobres.
No contexto de tal crise econômica, é de extrema relevância que instituições financeiras internacionais, como o Banco Mundial e o FMI, tenham seu poder aumentado, uma vez que serão os responsáveis pelo monitoramento das políticas tomadas pelos principais líderes do grupo.
Outras medidas também foram discutidas em conjunto, tais como força-tarefa contra os paraísos fiscais e o anúncio de mais verba para que haja um pleno funcionamento do mercado mundial. E, além de assuntos com relação à economia global, também foi mencionada a “economia verde”, que se trata de um acordo para que os países acelerem para a transição de uma economia com baixa emissão de carbono.
Com relação ao Brasil, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que à princípio, o Brasil não precisará recorrer à nova linha do FMI. No entanto, ele poderá ser beneficiado com esse processo, porque pode ser que haja uma ajuda a países que importam produtos brasileiros.
O G20 decidiu continuar se reunindo com frequência para monitorar o progresso em negociar a crise financeira global. A próxima reunião está marcada para o final do ano. E pode ser que, passada a crise, o G20 desfaça o grupo.
A passos lentos, o mundo parece estar começando a reconhecer que a economia ficou global e que o poder dos governos só existe se eles também se tornarem internacionais.

 

3 Na Lata!:

Marlene disse...

O que se faz mais interessante sobre tudo isto é que somente nosso presidente ainda nao conseguiu enxergar esta "tal" crise economica...como sempre nao sei de nada, nao vejo nada...

Anônimo disse...

Engano seu.
O presidente já encarou a crise.

NÃO sei se você percebeu, mas você acha que esse plano imobiliário veio assim, só porque é legal construir casa pra pobre?

São jogadas economicas fundamentais par a estabilidade do Brasil na Crise...

E me responda qual foi o momento na história do pais que tivemos a oportunidade de emprestar dinheiro para os outros?

Lula é O presidente

Anônimo disse...

q


Saiba mais

JornaLata


É um blog criado pela turma de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa ano de 2009. Aqui você poderá encontrar as opiniões sobre os mais diversos assuntos: esporte, ciência e meio ambiente, política e economia, cultura e tudo de mais importante que aconteceu no nosso país e no mundo. Pode contar com análises críticas e humoradas sobre os mais polêmicos escândalos e acontecimentos do nosso globo terrestre.Esteja sempre a vontade para mandar suas opiniões e críticas. Afinal de contas esse é o JORNALATA, o jornalismo universitário apurado.